5 Coisas que não sabias sobre MICHAEL JACKSON


O Michael Jackson foi um homem de muitas coisas, incluindo música, movimentos pélvicos, e pelo facto de conseguir usar um chapéu ‘fedora’ sem parecer um autêntico idiota. Um homem destes, muito complexo e único, com uma vida de estrelato desde muito novo, conhecido como o ‘Rei do Pop’ não consegue ser resumido a uma lista de 3 coisas, portanto, fizemos uma lista de cinco coisas que não sabes sobre o Michael Jackson.

5 COISAS QUE NÃO SABES SOBRE O MICHAEL JACKSON


5 – ALGUMAS DAS HISTÓRIAS MAIS BIZARRAS SOBRE O REI DO POP FORAM REVELADAS POR ELE MESMO

Em contraste com a sua personalidade inocente e infantil que passava para o público, o Rei do Pop era, nos bastidores, uma calculadora e eficiente máquina de promoção. É conhecido que o Michael Jackson revelava histórias bizarras sobre ele mesmo para que continuasse na boca do mundo mesmo quando não estava a fazer música.

Histórias como a da câmara hiperbárica durante o sono para parecer mais jovem, ou a notícia de como ele comprou o esqueleto de John Merrick (homem elefante), ou facto de partilhar a casa de banho com um macaco de estimação chamado Bubbles, foram todas reveladas por ele mesmo para que continuasse a ter atenção mediática. E funcionava. No entanto, estas histórias acabaram por se virar contra ele quando os órgãos de comunicação social começaram a inventar por eles próprios. Quando os media começaram a chama-lo de ‘Wacko Jacko’, em português ‘Jackson Doido Varrido’, o Rei do Pop tomou a decisão, acertada, de parar de inventar histórias falsas sobre a sua vida pessoal.


4 – ELE ESCREVIA TODAS AS MÚSICAS COM A SUA VOZ

Apesar de ser descrito como o único escritor em toda a sua discografia e ter tido uma mão na composição de praticamente todos os seus hits, o Michale Jakcson tinha uma surpreendentemente pequena afinidade com a música. Ele entendia como se compunha uma música, no entanto, não era capaz de tocar um único instrumento ou ler uma pauta musical. Para conseguir o que queria, o Rei do Pop compunha as músicas na sua cabeça e ‘cantava-as’ para músicos experientes durante a gravação dos seus álbuns.

Jackson andava sempre com um gravador, para que quando a inspiração chegasse, fosse ela um refrão ou um riff de guitarra, ele pudesse cantarolar o que lhe ia na cabeça para o gravador. Ele depois encaixava tudo numa só faixa, criando assim uma versão ‘acapella’ das suas músicas. Existem exemplos disto mesmo, nomeadamente do famoso single de sucesso ‘Beat It’, onde se pode ouvir Jackson a demonstrar a sua capacidade de composição vocal – CARREGA AQUI PARA VER!


3 – ELE FOI MESMO REI

Para um gajo que era conhecido por todo o mundo como o Rei do Pop, é estranho que poucos saibam que em 1992, Michael Jackson acabou por se tornar de facto um Rei verdadeiro.

Nos anos 90, durante a sua Tour em África, Jackson encontrou-se com um pequeno reino na Costa do Marfim, chamado Sanwi. O pessoal em Sanwi adoravam o Michael Jackson, e acontece que o chefe da tribo disse que os ‘místicos’ lhe haviam revelado que o cantor era na realidade um descendente directo de antigos Reis desta mesma tribo. Então, numa pequena, mas exageradamente extravagante cerimónia, o Michael foi mesmo coroado, com direito a papelada assinada e tudo. Sentou-se ainda num trono em ouro guardado apenas para a realeza. O título de Rei acabou por passar a título de Príncipe Coroado, e as suas obrigações passadas a um outro homem, mas o que interessa é que ele passou a ser realeza. Os Sanwi acabaram ainda por realizar uma cerimónia fúnebre reservada à realeza quando o Rei do Pop faleceu, com direito a dois dias de luto.


2 – O REI DO POP GANHA MAIS DINHEIRO MORTO DO QUE VIVO! E A SUA MORTE RACHOU O GOOGLE AO MEIO!

É de esperar que estar morto fosse terminar a capacidade de se fazer dinheiro, pelo menos para as pessoas normais, até porque os patrões são uns mesquinhos para contratar pessoas que não estão vivas. Acontece que o Michael Jackson é uma excepção à regra, sendo reconhecido como a celebridade morta que mais dinheiro faz, tendo conseguido fazer cerca de 1 bilião de euros em 2016, mais de sete anos depois da sua morte. Ele consegue isto graças não só à sua música e imagem, mas a decisões de sucesso, como ter comprado os direitos de muitas das suas músicas favoritas, o que faz com que ganhe dinheiro sempre que são tocadas ou vendidas.

Isto levou a várias teorias da conspiração que sugerem que a morte de Michael foi encenada, para que conseguisse dinheiro para pagar as dívidas elevadas que tinha. (Procurem pelas entrevistas de Dave Dave)

Não sabemos se é inteligente ou invejoso, no entanto, estamos impressionados que um esqueleto faça mais dinheiro do que nós graças a decisões tomadas à mais de uma década. E por falar no esqueleto do Michael, horas depois da noticia da sua morte, as pesquisas no Google com o seu nome dispararam de tal forma que fizeram com que o famoso motor de busca ficasse de joelhos. O número de pesquisas foi tão elevado que a Internet ficou mais lenta, em todo o mundo.


1 – A LUVA ERA PARA ESCONDER UMA CONDIÇÃO DE PELE

Poucos artistas conseguem um ‘look’ tão bem definido e icónico como o de Michale Jackson. Desde o chapéu ‘fedora’ às meias desnecessariamente altas, são muitas as características de Michael que ficaram gravadas na cultura pop. No entanto, a mais bem definida marca de Michael Jackson era a luva única, na mão direita.

Feita por medida pelo mesmo gajo que fez as luvas de Kate Winslet para o filme Titanic, a luva do Rei do Pop foram sofrendo alterações ao longo do tempo. Muitas pessoas pensavam que a luva era apenas uma escolha estilística, e de facto manda pinta, no entanto, a luva era utilizada para esconder indícios de vitiligo (doença de pele que causa mudanças na pigmentação, que começa geralmente nas mãos e nos pés).

Apesar de se ter tornado desnecessária quando o tom de pele de Michael mudou por completo, a luva era já uma importante ferramenta de Michael Jackson, utilizada para esconder algo que o fazia sentir-se desconfortável.


Sobre o Autor

Top Coisas

Gostas de ser o chico esperto do teu grupo de amigos? Queres saber qual é o local mais assombrado de Portugal, para além da patareca da Lili Caneças? Queres saber tudo, sobre, todas as coisas, em listas, organizadas, informativas, reais e interessantes enquanto soltas umas gargalhadas? TOPCOISAS DÁ-TE TUDO!