Jovem de 15 anos violada por vários homens ao vivo no Facebook Live

Uma jovem de 15 anos, que estava desaparecida desde domingo, foi sexualmente abusada por vários homens. O ataque foi transmitido em direto através do Facebook.

O vídeo foi entretanto eliminado desta rede social, a pedido da polícia de Chicago, contudo ainda chegou a ser visto por cerca de 40 pessoas, reporta o The Next Web.

Nenhuma dessas pessoas, surpreendentemente, reportou a situação às autoridades.

A jovem foi encontrada ontem (terça feira, 21) e já terá sido entregue à mãe.

Os criminosos ainda não foram identificados mas a jovem alegadamente conhecerá pelo menos um deles.

O Facebook também está debaixo de fogo, uma vez que dispõe de regras para a transmissão ou publicação deste género de conteúdos e, neste caso em particular, nada fez para o evitar.

Crimes como estes são horríveis e não são permitidos no Facebook. Assumimos de forma muito séria a responsabilidade de manter as pessoas seguras no Facebook e removeremos vídeos que disponham de abusos sexuais e que sejam partilhados para glorificar a violência” – Facebook, em comunicado oficial.

Sendo razoáveis temos de admitir que não havia nada que a empresa pudesse fazer. A partir do momento em que é possível partilhar conteúdos ao vivo, não há forma de impedir cenas destas de acontecerem.

Pode tomar-se medidas depois, mas moderar o que se partilha em direto não é possível, especialmente quando nenhuma das pessoas que estava a assistir denunciou ou caso, às autoridades ou sequer ao Facebook.

Na nossa opinião essas pessoas é que agora deviam responder criminalmente por não terem denunciado o que estava a acontecer.

A polícia ainda não conseguiu identificar nenhum dos jovens responsáveis pela violação mas afirma que está a fazer vários interrogatórios e que a investigação está a decorrer de forma positiva.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.