Afinal que Planetas “Parecidos com a Terra” são esses que a NASA descobriu?

Durante uma conferência de imprensa realizada esta quarta-feira, a NASA informou que foram identificados sete planetas do tamanho da Terra em órbita da estrela TRAPPIST-1, localizada a cerca de 39 anos-luz do Sol, na constelação Aquarius.

“Sinto-me entusiasmado por anunciar que o Dr. Michael Gillon e a sua equipa usaram o nosso telescópio espacial Spitzer para confirmar que existem realmente sete planetas do tamanho da Terra em órbita da estrela TRAPPIST-1”, informou o dirigente da NASA, Thomas Zubuchen.

Este sistema de exoplanetas é chamado de TRAPPIST-1, devido ao Transiting Planets and Planetesimals Small Telescope (TRAPPIST), localizado no Chile, através do qual os cientistas observaram três planetas, em maio de 2016.

Assistido por vários telescópios terrestres, incluindo o Very Large Telescope do European Southern Observatory, o telescópio Spitzer confirmou a existência de dois desses planetas e descobriu outros cinco, aumentando para sete o número de planetas encontrados.

Os cientistas revelaram que três dos planetas descobertos estão na chamada “zona habitável”, onde há grande probabilidade de existir água em forma líquida.

Esta descoberta pode ser uma peça significativa na procura por ambientes habitáveis. Responder à pergunta ‘estamos sozinhos?’ está no topo da nossa lista de prioridades científicas e encontrar tantos planetas, pela primeira vez, numa zona habitável é um passo notável” – Thomas Zubuchen, NASA

“O que é interessante é que estes planetas estão tão próximos uns dos outros que se veem não como um ponto brilhante, como vemos Vénus, mas como nós vemos a lua”, destacou o astrónomo Michael Gillon, o principal autor do estudo publicado na Nature.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.