Há morangos à venda por 20 EUROS.. a unidade!

Isto é o que se chama um verdadeiro negócio da China! Quando há dinheiro a mais a circular é frequente as cenas começarem a descambar.

Se para uns é quase ofensivo que se possa vender um simples morango por 20 euros, para outros é uma oportunidade de negócio a não perder! Afinal se há idiotas dispostos a pagar, porque não?

Hong Kong é um autêntico paraíso para os mais ricos. O pequeno território está sob o controlo chinês, mas goza de uma liberdade económica e social que falta nas grandes metrópoles como Pequim ou Xangai, criando condições para uma mistura cultural única.

Os luxos estão em cada esquina e nos bairros que servem de casa à elite, há demonstrações de excesso verdadeiramente incríveis. Esta semana, a revista Time encontrou um caso que define como “um caso de estudo sobre os excessos do capitalismo atual” e uma “decadência injustificável”: um morango ‘só para ricos’.

Nas prateleiras do CitySuper, uma loja que afirma ser especializada em artigos de ‘lifestyle’, os clientes podem encontrar a Kotoka Strawberry Gift Box, uma pequena caixa de cartão que inclui um morango japonês e que custa 168 dólares de Hong Kong (cerca de 20 euros)! Mas é que nem que fosse uma xaroka gift box.

Cuidadosamente embrulhados num círculo de esponja, acamados por palhas e importados “frescos do Japão”, os morangos Kotoka garantem ser “raros” e equilibrados no sabor, com “uma boa acidez e uma doçura rica”.

Naturalmente, o produto provocou um movimento de indignação nas redes sociais, com o Facebook a servir de base à discussão de milhares de pessoas sobre a “decadência social” de que são símbolos os morangos Kotoka. Há também quem lembre outros casos de produtos inexplicavelmente caros vendidos na mesma loja, como melões de 60 euros ou maçãs de 490 euros.

Mas será que o preço compensa? O enviado da Time em Hong Kong teve oportunidade de provar um dos famosos morangos Kotoka e conta a experiência: “O marketing é honesto”.

É um bom morango: a acidez parece ser perfeitamente calibrada, contrariada pela quantidade certa de frutose; o fruto é sumarento mas não demasiado mole. Mesmo assim, há muitos morangos no mundo que são igualmente bons e pode comprar-se meio quilo por um quinto do preço.” – Nash Jenkins, Time

Em declarações oficiais, a Kotoka esclarece que o produto foi criado “com a intenção de ser uma prenda do Dia dos Namorados” e explica que “o preço de venda é baseado numa série de considerações incluindo o preço de produção, os custos logísticos, as condições de mercado e a quantidade de produto disponível”.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.