IKEA sobe salário mínimo 12,2% acima do obrigatório

Depois do aumento do salário mínimo nacional para 557 euros, a IKEA Portugal anunciou que ninguém a trabalhar a tempo inteiro na empresa vai ganhar menos de 625 euros brutos mensais, mais subsídio de refeição.

É um valor 12,2% acima do que está estipulado por lei, ao qual acresce o subsídio de refeição diário de 4,55 euros, tal como é referido numa nota da empresa.

A IKEA Portugal tem cerca de 1900 trabalhadores no retalho e centro de apoio a cliente e tem vindo a “reforçar a sua aposta no desenvolvimento das pessoas como pilar central do seu negócio”.

Com esta medida a empresa vem reforçar uma estratégia com a qual “promove o desenvolvimento dos colaboradores, a par com o crescimento do negócio, promovendo o seu bem-estar a nível pessoal e profissional, através de práticas como a constante revisão das condições salariais, por exemplo”.

Para além do benefício agora anunciado, a IKEA já apresenta um sistema de bónus em função do desempenho e resultados de cada unidade – One IKEA Bonus -, um programa de fidelização ‘TACK’ em que há um “contributo para os planos de pensão, em que todos os colaboradores elegíveis recebem um montante proporcional às horas trabalhadas, independentemente do seu departamento, da posição ou do nível salarial”.

Na IKEA acreditamos que ser uma grande marca não significa apenas vender bons produtos, mas também desenvolver as equipas que fazem da IKEA, uma multinacional em crescimento. Queremos ser uma empresa cada vez melhor para trabalhar e o aumento do salário mínimo de entrada é mais do que uma forma de reconhecimento: faz parte da nossa estratégia, que coloca as pessoas no centro do negócio, proporcionando aos nossos colaboradores cada vez melhores condições para que se sintam realizados a nível pessoal e profissional. Este é mais um passo nesse sentido e por essa razão, estamos duplamente satisfeitos”

Os colaboradores têm seguro de saúde e de vida, cantina com refeições a preços reduzido, serviço médico no local de trabalho, ajuda de nascimento e possibilidade de estender a licença de maternidade/paternidade em dois meses – Passa Mais Tempo com o teu Bebé – e ainda desconto para colaboradores na gama de artigos IKEA.

Também a portuguesa Farfetch anunciou hoje uma medida com a qual visa partilhar um pouco do seu enorme sucesso com os trabalhadores. A empresa vai distribuir mais de 37 milhões de euros em ações pelos seus trabalhadores.

São boas medidas que criam um sentimento positivo entre os trabalhadores. Isto sim, ajuda a economia.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.