O Método para PARAR TONTURAS que se tornou fenómeno viral

Atenção, este método não vale de nada se as tuas tonturas decorrerem de teres mamado duas garrafas de tintol sozinho, como aperitivo para o Jack Daniels.

No entanto, as tonturas são uma condição de saúde que aflige muitas pessoas e, embora não sejam consideradas uma doença grave, podem causar imenso desconforto.

Os sintomas podem surgir sob a forma de fraqueza, desequilíbrio, cabeça atordoada, vertigens (neste caso, o paciente sente que se está a mover estando parado ou que o chão se está a mover) ou sensação de desmaio.

Podem ser várias as causas: hipotensão arterial, doença cardíaca, alterações do ouvido interno, enxaqueca, etc. Os tratamentos são adaptados a cada causa, logicamente, mas uma médica norte-americana apresentou uma solução que tem sido muito elogiada.

Chama-se Half Somersault Manoeuvre (pode ler documento da autora, em inglês, aqui) e foi apresentado em 2012 pela doutora Carol Foster, da Universidade do Colorado, em Denver.

O primeiro passo, de acordo com a manobra, é colocar a cabeça para trás, olhando para o teto, numa posição sentada. Depois vira a cabeça para baixo até ao chão, como se fosse dar uma cambalhota. Passado uns segundo roda a cabeça para a esquerda até a tontura passar.

Assim que sentir alívio levanta as costas sem mexer a cabeça e coloca-se na posição de quatro até se sentir melhor e depois volta-se a recostar. Podes ver um exemplo em baixo, feito no ano passado, depois da manobra se ter tornado num sucesso online.

No caso de a pessoa sofrer de Síndrome de Ménière, este método também não irá resolver as vertigens e tonturas.

Nesse caso, segundo algumas pessoas que lidam com a condição, o melhor a fazer é mesmo estar quietinho, focar o olhar num objecto imóvel e esperar que passe.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.