Circula esquema FALSO no Whatsapp. Ignora estas mensagens

Se receberes mensagens pelo WhatsApp a avisar que para continuar a utilizar a aplicação terás de pagar não acredites, é um esquema.

Este esquema tem vindo a circular por algumas ocasiões desde 2012, e parece estar a voltar em grande força. Tipicamente na altura de ano novo há sempre esquemas destes que avisam para a mudança de condições de várias plataformas e as pessoas acreditam porque é mesmo hábito isso acontecer, como por exemplo se verificou na eletricidade ou nos preços dos transportes.

Para evitar o pagamento, este esquema pede ao utilizador que reencaminhe a mensagem para dez contactos diferentes. Só desta forma é que o seu contacto de WhatsApp aparecerá a azul, sendo que normalmente aparece a verde.

“Aconselhamos sempre a bloquear o remetente, ignorar a mensagem e a apagá-la”, indica o WhatsApp em relação a este esquema.

Como conta o Mirror, o WhatsApp aproveitou a oportunidade para relembrar aos seus mais de mil milhões de utilizadores como identificar pormenores que sejam estranhos. Em baixo pode encontrar alguns sinais que deverão dar o alerta que está diante de um potencial esquema.

– O remetente afirma-se parte da equipa do WhatsApp;

– O conteúdo da mensagem inclui instruções para ser reencaminhado para outros contactos;

– A mensagem refere que é possível evitar o castigo, como suspensão de conta, se reencaminhares a mensagem;

– O conteúdo da mensagem inclui um prémio ou presente do WhatsAp ou de outra pessoa.

Para o utilizador mais experiente isto pode parecer tudo muito óbvio, mas ainda assim há sempre milhares de pessoas a cair em esquemas destes. É preciso um investimento constante em formação.. e um pouco de bom senso.

xiaomi best deals

Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.