Trump avisa o que vai fazer (e rasgar) logo no primeiro dia como Presidente!

untitled-1

Sabia-se que Trump pretendia mudar a América e as suas relações com o Mundo. Parece que não vai perder tempo. O presidente eleito falou à nação anunciando o que irá mudar logo nos seus primeiros dias como Presidente. E vai ser muita coisa.

O presidente eleito norte-americano Donald Trump afirmou, num vídeo divulgado na segunda-feira à noite, que anunciará a retirada dos Estados Unidos da Parceria Transpacífico logo depois que tomar posse.

Neste video Trump avança algumas medidas a levar a cabo logo nos seus 100 primeiros dias na Casa Branca.

A posse do republicano está marcada para o dia 20 de janeiro de 2017.

A criação de empregos foi o principal foco do anúncio, e a principal justificativa para abandonar o acordo comercial com países da Ásia e Américas no Pacífico.

A Parceria Transpacífico (TPP) é um acordo de livre comércio assinado a 5 de outubro de 2015, envolvendo 12 países banhados pelo Oceano Pacífico, e constitui a principal aposta do presidente Barack Obama para o desenvolvimento do comércio internacional.

Trump disse ainda que a saída dos Estados Unidos da Parceria Transpacífico vai dar-se através de uma notificação aos países que fazem parte do acordo.

Trump informou ainda que vai eliminar as atuais restrições à produção de energia, incluindo a produção de gás de xisto e carvão, que se devem ao controlo ambiental.

Durante a campanha deste ano, ele afirmou que as restrições aumentam a regulação existente no país, trazendo sérios prejuízos para a economia norte-americana.

Outra medida anunciada por Donald Trump é proteger a infraestrutura dos Estados Unidos de ciberataques e outras formas de ataque. No que se refere aos imigrantes, o presidente eleito afirmou que vai orientar o Departamento do Trabalho para investigar “os abusos dos programas de vistos que prejudicam o trabalhador americano”.

No que se refere à ética de funcionários no governo, afirmou que vai impor um período de nojo de cinco anos aos funcionários executivos que queiram tornar-se lobistas.

Não houve menção, contudo, ao fim do Obamacare (lei federal que obriga a todo habitante dos Estados Unidos ter um seguro-saúde que cumpra critérios mínimos) e à construção do muro na fronteira com o México, medidas que tinham sido prometidas pelo republicano durante a campanha.

No vídeo, Donald Trump falou sobre a importância das medidas que anunciará no primeiro dia de seu governo: “Quer se trate de produzir aço, construir carros ou curar doenças, quero que a próxima geração de produção e inovação aconteça aqui, na nossa grande pátria – a América – criando riqueza e empregos para os trabalhadores americanos”.

O vídeo é uma das poucas oportunidades que o público norte-americano teve de ouvir Trump diretamente, já que desde que foi eleito, há duas semanas.

 

Fonte: ZAP / ABr


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.