CHÁS DETOX para perder peso são inuteis e desperdício de dinheiro

untitled-3

Chás que limpam o organismo, aceleram o metabolismo e ainda o ajudam a emagrecer, parece bom demais para ser verdade, não?

Especialistas como a dietista Jessica Cording garantem que “na melhor das hipóteses, são um desperdício do seu dinheiro, e na pior, são perigosos”.

A nutricionista Karen Ansel destaca que estes chás são “só um truque” e explica que “o chá contém compostos como polifenóis e cafeína”, que podem acelerar ligeiramente o metabolismo, “mas este impulso não é suficiente para ter um impacto significativo sobre o peso corporal”. Se assim fosse, destaca, os seus fabricantes estariam mesmo muito ricos.

Além disso, os chamados chás de perda de peso geralmente contêm ingredientes adicionados que não têm os mesmo benefícios de promover a saúde como o chá puro e que podem não ser seguros, como vários estimulantes.

Quanto ao efeito detox que alguns chás prometem, Karen Ansel diz: “Qualquer chá que alega desintoxicar o seu sistema é pura propaganda exagerada. O seu corpo tem o seu próprio sistema de desintoxicação que funciona 24h sobre 24 horas durante sete dias por semana” – nomeadamente o fígado e os rins.

“Estes chás podem fazê-lo ir à casa de banho com mais frequência, dando-lhe a ilusão de que se está a desintoxicar.” Alguns podem até dar-lhe a ilusão de que está a perder peso, pois contêm laxantes, mas os especialistas destacam que usar laxantes não é um método inteligente de emagrecer – até porque acabará por ficar desidratado pela água, e não gordura, que perdeu.

Infusões comuns com chá verde dizem queimar gordura, enquanto alguns chás de rooibos alegam reduzir o apetite. As especialistas destacam que apesar de alguns estudos terem encontrado uma ligação entre beber chá verde e a perda de peso, não há provas muito fortes de que esta ligação seja diretamente causal.

Quanto ao chá reduzir o apetite, explicam que ao providenciar fluidos sem calorias os chás – tal como a água – poderão fazer com que coma de forma mais consciente e tenha um pouco menos apetite. Mas basicamente podes beber água morna que é a mesma coisa.

untitled-4

Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.