5 Dicas para não seres ROUBADO NO MULTIBANCO

untitled-2

Por vezes não temos noção disso, mas cada ida ao multibanco representa um momento de vulnerabilidade, em que estamos a abrir a porta para o acesso aos nossos dados bancários e potencialmente aos fundos que tenhamos em conta.

Há regras mínimas de segurança que já deviam estar bem presentes para todos mas mesmo assim os roubos no multibanco ainda são muito frequentes.

Para além de escolheres bem as horas e os locais em que decides ir ao multibanco, há coisas às quais deves ter atenção mesmo quando aparentemente estás “em segurança”.

1- Se possível, quando fores levantar dinheiro evita as caixas ATM no exterior e prefere as que ficam dentro do banco. Há mais segurança e mais vigilância.

2- Quando é preciso passar o cartão para entrar no banco, não abras a porta para outros entrarem sem cartão. Aquele sistema está ali por razões de segurança.

3- Presta atenção ao teclado e à entrada de cartões. Se notares qualquer coisa diferente do normal não insiras o cartão.

Há aparelhos (skimmers) que os gatunos colam para copiar os cartões sem que te apercebas. Brevemente este risco poderá ser reduzido com a possiblidade de levantar dinheiro sem usar o cartão.

4- Vê se está alguém atrás de ti, a tentar ver o teu pin. Não te acanhes de pedir distância para realizares as tuas operações com privacidade.

5- Não deites o talão no lixo, ou se deitares pelo menos fá-lo longe do multibanco e rasga o papel. Pensas que não existe informação relevante nos papéis que saem do multibanco? Estás enganado. Com apenas um nome e parte do número de conta, podem fazer-se muitos estragos. Para além disso, guardar os recibos é uma excelente ideia caso precises de provas para inverter um erro bancário.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.