Afinal as Pringles não são Batatas Fritas

untitled-1

Parece uma piada, mas não é. Enquanto alguns snacks feitos a partir de milho se encaixarem na categoria de batatas fritas, as Pringles não estão nesta categoria, mas sim na dos biscoitos ou bolos.

Surpreendido, não? A categoria onde este snack se encaixa foi decidida em tribunal.

O caso foi levado ao Supremo Tribunal da Grã-Bretanha, em 2008, e foi decidido que as Pringles não devem ser classificadas como batatas fritas por causa da sua “forma não natural”.

As Pringles também são criadas a partir de uma massa com um sabor que se “derrete na boca” e “cor uniforme” e “forma regular” não encontrados na natureza, o que significa que o produto é mais como um bolo ou biscoito, decidiu o tribunal.

Sob uma lei de 1994 os produtos de batatas fritas estão sujeitos à taxa de 20% do Imposto sobre o Valor Acrescentado (que foi de 17,5% no momento da decisão).

Por isso a marca beneficia de estar na categoria de biscoito, pois bolos, alguns biscoitos, milho, trigo, tortilhas ou snacks de raízes vegetal, entretanto, estão sujeitas a 0% de IVA.

Na verdade as pringles fritas, e são constituídas por 42% de batata.

Mas a decisão significa então que a Proctor & Gamble evita pagar milhões de libras em impostos a cada ano. Conveniente não é ?


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.