Afinal é melhor tomar banho de manhã ou à noite? Especialistas respondem

untitled-2

É daqueles pontos em que o mundo se parece dividir em dois tipos de pessoas: os que preferem tomar banho de manhã e os que preferem tomar banho à noite. Mas quais estão a fazer melhor?

Dois prestigiados investigadores foram questionados e esclareceram finalmente a pergunta: É melhor tomar banho de manhã ou à noite?

Parece que a resposta certa é mesmo que cada um deve seguir a sua intuição e ouvir o seu corpo para perceber como se sente melhor. Não há uma resposta válida para toda a gente. Aliás, mesmo para cada pessoa, a altura certa vai variar ao longo do tempo.

Shelley Carson, professora de psicologia em Harvard, diz que se deve optar pelo banho matinal quando o ambiente de trabalho anda stressante, ou quando se está sobre pressão para ser mais criativo.

Segundo reporta o Independent, a especialista destaca que tomar banho pode encorajar a criatividade porque consegue estar relaxado e alerta ao mesmo tempo.

Os teus processos cognitivos relaxam, renovam-se e regeneram-se, e as ideias e as soluções irão apresentar-se sem se ter de esforçar – tal como lhe mostramos aqui.

Os estudos sugerem que tomar banho antes de ir dormir pode ajudar as pessoas que têm dificuldade em se ‘desligar’, uma vez que reduz os níveis de cortisol, hormona ligada ao stress.

O banho ajuda a regular a temperatura corporal, o que já foi provado que ajuda a adormecer mais facilmente. Recomendamos mais o banho de água fria, pelo menos nos últimos segundos.


banho duche

Christopher Winter, médico na American Academy of Sleep Medicine, destaca: “Aquele arrefecimento depois de sair do banho ou do duche tende a ser um indutor natural do sono”. Os dermatologistas também sugerem que tomar banho à noite ajuda a manter a pele mais limpa, uma vez que os óleos e os substância poluentes se acumulam ao longo do dia.

Portanto, a melhor opção é ir variando a rotina de banho/duche mediante os níveis de stress, a carga de trabalho, horários, rotina de sono e estilo de vida. Assim conseguirás aproveitar os benefícios de ambos os banhos matinais e noturnos.

Eu cá tomo banho sempre depois do treino por isso às vezes calha de manhã, às vezes calha de noite, às vezes calha de manhã e de noite! hehehe Sabe sempre bem.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.