Cada vez está mais difícil acreditar seja no que for. Quando chega ao ponto de descobrires que a canela de que tu tanto gostas nem sequer é canela, algo está errado nesta vida.
Actualmente, quase todos os que compram canela… de facto, compram cássia, que tem um aroma semelhante à canela, mas não é canela.
A canela é muito frágil, mais aromática, mais doce, perfumada e provém de uma única espécie (Cinnamomum zeylanicum), enquanto a cássia provém de, pelo menos, três outras espécies.
A canela e as cássias têm em comum um composto denominado aldeído cinâmico, responsável pelo “aroma a canela”.
A cássia também pode ter elevado teor de cumarina cujos efeitos na saúde humana podem ser conhecidos através de uma rápida consulta no Google: têm propriedades anticoagulantes intensas. Tendo em consideração que o nosso sangue precisa de manter a capacidade de coagulação, a ingestão excessiva de cumarina pode apresentar riscos à saúde.
Mas nem vamos por aí, é mesmo a desilusão de pensar que temos um pauzinho de canela para mexer o café e na verdade não passa de uma pobre prima afastada.
Os portugueses conquistaram o Ceilão para dominarem o comércio da verdadeira canela. Os portugueses sempre tiveram bom gosto na escolha das melhores especiarias.
Contudo, hoje, são raros os locais, em Portugal, onde podemos comprar verdadeira canela.
Fonte: Luis Mendonça de Carvalho
Enviado por: Ana Pacheco