Banho de Água Fria faz Melhor do que Imaginas

Um “balde de água fria” é, por definição, uma experiência desagradável. No entanto, são muitos os argumentos a mostrar que pode valer a pena aguentar.

Tomar banho de água fria contribui para o sistema imunitário e melhora a circulação, alivia o stress, e contribui para o estado de alerta e a clareza. Também é melhor para a pele, porque fecha os poros. Também o cabelo fica mais brilhante e com um aspeto mais saudável.

Mas atenção, não é preciso que todo o banho seja de água fria. Podes lavar-te à temperatura que consideras mais agradável, desde que no final do banho guardes uns 30 segundos para tomar um banhinho de água fria.


untitled-3

Um estudo recente desenvolvido por investigadores holandeses sugere que as pessoas que se passam por água fria depois do banho recuperam mais rapidamente quando estão doentes e faltam menos vezes aos trabalho do que as pessoas que tomam banhos de água morna ou quente.

E dois terços dos três mil participantes neste estudo decidiram continuar a passar-se por água fria no banho pois diziam que aumentava mais os seus níveis de energia do que um café forte.

Sophie Kreitzberg, do Refinery29, decidiu testar os banhos de água fria pela manhã durante 30 dias e destaca que a ajudavam a ter mais energia e melhor humor logo ao acordar.

Nick Greene, da revista Prevention, também tomou um banho de água fria por semana e reporta melhorias na concentração, na energia e até na aparência e saúde da pele.

E, como reporta o Independent, há ainda provas de que tomar banho com água fria faz com que se sinta mentalmente mais alerta, devido ao choque de temperatura, e que este pode ser um ‘método’ para tratar pessoas com depressão.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.