Crianças e Jovens que JOGAM ONLINE têm melhores notas

A análise a 12 mil estudantes australianos, com base em resultados no teste Pisa, mostraram que jogar online pode ser vantajoso para melhor o desempenho académico.

De acordo com um estudo publicado na revista International Journal of Communication, as crianças e jovens que jogam online tendem a ter um melhor desempenho académico.


gamers

Em causa estão, sobretudo, os resultados a matemática, em testes de leitura e ainda a temas ligados às ciências.

A investigação, liderada por Alberto Posso, do Royal Melbourne Institute of Technology, analisou mais de 12 mil estudantes na Austrália.

Os alunos que jogavam online quase todos os dias tinham 15 pontos acima da média em matemática e leitura e 17 pontos em ciência.

A investigação analisou a correlação entre a pontuação académica e os interesses pessoais das crianças e as suas atividades fora da escola, incluindo o uso da Internet.

“A análise mostra que os estudantes que gostam de jogos online conseguem obter pontuações mais altas nos testes de Pisa. Quando se joga online o cérebro está a resolver quebra-cabeças para passar ao próximo nível, o que envolve o uso de alguns conhecimentos gerais da matemática, leitura e ciência” – Alberto Posso

Mas a associação entre os jogos e o desempenho académico ainda não é clara. É possível que as crianças mais dotadas nessas áreas sejam até mais propensas aos jogos online, e haja uma mera correlação.

Ou então podem ser mais eficientes nas suas atividades enquanto estudantes e ter na mesma tempo livre para conseguir jogar.

Fonte: ZAP / Canal Tech


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.