Interrail Pode Brevemente ser Grátis para Jovens de 18 anos

Se estás quase a fazer 18 anos e viajar pela Europa de comboio é um dos teus sonhos, então esta proposta da União Europeia vai agradar-te.

É possível que eles venham a oferecer o passe de Interrail a todos os jovens europeus como prenda no seu 18º aniversário.

É raro ouvirmos falar de medidas emocionantes e que realmente possam contribuir para um sentimento de maior pertença entre os cidadãos dos vários Estados europeus. Infelizmente já não vamos poder beneficiar disto, mas quem sabe.. pode ser que no tempo dos nossos filhos seja normal todos os jovens passarem um mês a descobrir a Europa.


interrail-map-of-train-times-between-major-cities-in-europe

Brevemente os deputados vão discutir no Parlamento Europeu um passe de interrail gratuito para toda a Europa, como presente de aniversário nos 18 anos de cada jovem.

Segundo o Independent, a proposta pretende dar aos europeus “um sentido de pertença” e surge após o presidente Jean-Claude Juncker ter apelado a mais cooperação dentro da União Europeia.

Caso a iniciativa seja aprovada, todos os cidadãos europeus receberão um passe assim que fizerem 18 anos e poderão percorrer todos os caminhos da rede europeia.

Cidadãos dos estados-membros cujos países não tenham conexão com os caminhos férreos, como a Estónia, Lituânia, Chipre ou Malta, serão autorizados a usar outros modos de transporte como o autocarro ou o ferry.

Atualmente um passe de interail ‘global’ custa 479€ e permite aos cidadãos viajarem ilimitadamente em 30 países dentro de um mês. “Um programa como este iria dar a oportunidade a todos os jovens, independentemente da sua formação social ou educacional, de descobrirem a diversidade da Europa”, lê-se no plano.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.