Como esticar ao máximo o prazo de validade dos alimentos?

Se para os alimentos processados há uma data de validade estipulada pelo fabricante, quando falamos de fruta, ovos ou queijo essa data não está definida e temos de ser nós a avaliar a condição dos alimentos.

Há alguns que podemos fazer durar mais, outros que devem mesmo ser consumidos rapidamente para não perderem as suas qualidades.


Untitled-4

Bananas: Para retardar o amadurecimento das bananas, separa-as uma a uma e coloca-as no frigorífico. Se as mantiveres em cacho, o amadurecimento vai ser muito mais rápido rápido.

Tomates: O mais normal é colocarmos os tomates no frigorífico para os fazer durar mais. No entanto no frio eles perdem o sabor por isso esta não é uma boa opção. O ideal será mesmo consumi-los rapidamente, deixando-os num lugar protegido do sol, numa taça.

Ovos: Apesar de a maioria dos frigoríficos ter um recipiente para colocar o ovos na porta, é preferível guardá-los no fundo de uma prateleira, onde é mais frio, na caixa onde foram comprados.

Frutos vermelhos: O ideal é consumi-los de imediato, porque têm uma duração muito curta. Mas, se os lavares numa mistura de um quarto de vinagre e três quartos de água, os frutos vão aguentar-se por mais uns dias.

10 Alimentos que não Podem Faltar na tua Cozinha

Queijo: Os queijos secos podem durar meses, se forem bem embalados. Embrulha o pedaço de queijo em papel vegetal e depois em papel de alumínio. Esta é a melhor forma de alargar a sua validade. Se aparecerem pequenas manchas de bolor, usa um pouco de azeite para o limpar ou corta esse pedaço, uma vez que o bolor será apenas muito superficial.

Cebolas: Para as cebolas durarem mais tempo, coloca-as num saco de papel, num lugar escuro e fresco. De qualquer forma vai verificando periodicamente se estão todas em condições. Não vais querer um armário com o cheiro de cebolas podres.

Uvas: Quando comprares uvas, observa os ramos. Estes devem ser verdes e frescos; se estão castanhos e secos quer dizer que as uvas já foram colhidas há muito tempo e não vão durar muitos dias.

Ervas aromáticas: O ideal é consumir ervas como salsa, hortelã ou coentros diretamente depois de colhidas, frescas. Mas caso isso seja impossível, coloca o ramo num copo de água e tapa-o com um saco de papel antes de o colocar no frigorífico.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.