Sinais de que estás com Falta de ZINCO

O zinco é um mineral muito importante e está envolvido na síntese de enzimas e hormonas e em inúmeras reações biológicas essenciais ao normal funcionamento e desenvolvimento do organismo.

Este mineral apoia o processo de metabolização dos macronutrientes e contribui para o funcionamento do sistema imunitário e da tiroide, para a coagulação do sangue e ainda para o processo de cicatrização da pele.

A deficiência de zinco é comum entre vegetarianos e pessoas com mais de 60 anos, contudo, é importante manter os níveis regulados deste mineral em qualquer faixa etária, apostando na alimentação adequada e na prática de exercício físico.


Untitled-1

Para se saber se existe ou não uma carência de zinco no corpo, há que prestar uma especial atenção a alguns sinais que o corpo dá e que podem ser uma chamada de atenção para a necessidade de fazer mudanças na dieta ou realizar alguns exames médicos.

Segundo a revista Prevention, são estes os sinais que o corpo dá quando os níveis de zinco estão baixos:

1 – Aparecimento de uma doença crónica. Como explica a publicação, condições como a diabetes, o Alzheirmer, as doenças auto-imunes ou a arterosclerose estão diretamente ligadas a uma carência deste mineral, uma vez que tem uma atuação direta no sistema imunitário.

2 – Infeções frequentes. O papel do zinco no reforço do sistema imunitário faz com que a sua carência leve ao aparecimento de várias condições e as infeções constantes são um dos sinais mais claros.

3 – Maior queda de cabelo. De acordo com o médico Ananda Prasad, os baixos níveis deste mineral no organismo podem levar a um enfraquecimento significativo do cabelo, levando à queda.

4 – Falta de apetite. O paladar e o olfato podem ficar comprometidos quando os níveis de zinco estão aquém do devido, o que leva a que a pessoa não se entusiasme com a comida.

5 – Problemas de audição. Também este sentido fica afetado quando o zinco está em deficiência, diz a publicação, citando um estudo que indica que cerca de 12% pessoas que ouvem menos bem apresentam níveis baixos de zinco.

6 – Dificuldade de crescimento. Nas crianças, a carência de zinco pode ser mais grave e levar a um comprometimento a nível de crescimento, uma vez que a carência deste mineral faz com que as células responsável pelo desenvolvimento entrem em stress e não atuem da forma mais correta.

O Zinco está presente essencialmente em alimentos de origem animal (ostras e carne de vaca ou peru são boas fontes).

Se isso não for opção, procura tomar um suplemento. Nesse caso recomendamos o Zinco da Prozis Foods.

Este produto dos nossos parceiros da Prozis tem uma excelente relação qualidade preço e ainda o podes mandar vir com 10% de desconto se usares o código ELEGANTE-10.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.