10 Aparelhos que gastam bastante eletricidade mesmo quando “Desligados”

Muita gente acredita que basta desligar no botão os aparelhos eletrónicos lá de casa para que eles deixem de consumir energia.

No entanto, mesmo desligados, há aparelhos que consomem bastante energia e isso reflete-se na conta ao final do mês.

Isto é verdade até mesmo para os aparelhos que não possuem um modo stand-by com uma luz indicativa. Esses também podem estar a consumir energia fantasma, ou seja, energia que não se percebe que está a ser desperdiçada.

Há muita gente que deixa o telemóvel “a carregar” mesmo quando já está carregado, e ainda mais gente que deixa o carregador do telemóvel na tomada. Estes são dois exemplos básicos de consumo inútil e desnecessário.


Untitled-1

Aparelhos desligados, mas mantidos na tomada podem consumir entre 1 a 50 watts por hora. E mesmo que 1 watt por hora pareça pouco, o dia tem 24 horas e isso multiplicado pelos dias do mês pode resultar em um aumento significativo na conta de eletricidade, além de um gasto desnecessário e ecologicamente incorreto.

Vê nesta lista quanto gasta por hora (em média) alguns aparelhos que podes ter em casa e adopta se possível o hábito de os desligar da tomada quando não estiverem a ser usados:

– Computador desktop: até 21w/hora desligado e 80w ligado.
– Computador Portátil: 15 watts a hora ou mais mesmo desligado.
– Consola de Jogos: 23 watts ligados e 1w/hora desligado.
– Sistema de som: 15 watts por hora.
– Microondas: até mais de 3 watts por hora.
– TV: 3 watts por hora.
– Home theater: 19.5 watts por hora.
– Box da TV: 33 watts por hora.
– Máquina de café: 1 watt por hora.
– Carregador de telemóvel: Se só estiver ligado na tomada, mesmo sem o telemóvel, já consome 1 watt por hora. Se estiver com o telemóvel carregado (100% bateria) e ligado, consome 4.5 watts. E durante o carregamento do telemóvel, consome 8 watts.

5 dicas para proteger a casa nas férias

Faz as contas: se tens todos estes aparelhos em casa, desligados, porém na tomada 24h por dia, o consumo fantasma deles, mesmo que nunca sejam usados (férias por exemplo), já vai ser de: 112,5 watts por hora ou mais.

Multiplica isso pelas 24h, pelos dias do mês e pelo custo de watt na tua área para veres o quanto podes poupar deixando-os fora da tomada quando não estiveres a usar.

Uma boa solução é usar extensões para poder desligar apenas uma tomada e com isso desligar completamente vários aparelhos.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.