Como é que o Pokémon GO decide onde eles Aparecem?

Esta é uma das questões que praticamente todos têm quando pegam no Pokémon Go pela primeira vez!

Como raio é que a empresa que fez o jogo conhece a nossa zona, e até tem fotos de alguns sítios pouco conhecidos? Como é que conhece e “compreende” locais de todo o mundo para saber onde colocar ginásios e pokéstops?

Tentámos descobrir como é que a Niantic – empresa que desenvolveu o jogo – decide onde aparece cada pokémon. É muito interessante!

O Pokémon GO trabalha através do uso da geolocalização do Google Maps e isso chega para desenhar as ruas, mas não dá informação inteligente que possa ser útil para criar ginásios e pokéstops nem para distribuir os pokémons.


Untitled-2

Bem, houve outro jogo desenvolvido pela Niantic que já utilizava este conceito. O jogo chamava-se Ingress e foi lançado na sua versão beta em 2011. Foi esse jogo que reuniu os dados necessários para que pokémon go fosse possível.

O jogo levava os utilizadores a visitarem locais icónicos e pontos de interesse dentro das suas cidades. Para conseguir o máximo de locais que fossem interessantes de visitar, a Niantic pediu às pessoas que estavam a testar o jogo que submetessem os locais que achavam ser relevantes.

Alguns dos “portais” mais importantes foram escolhidos para ser ginásios, enquanto outros foram escolhidos para serem pokéstops. A recolha de pontos de interesse levou cerca de dois anos e meio, explicou John Hanke, fundador da Niantic, à Mashable.

Alguns pokémons também surgem perto destes pontos, informou Hanke.

Depois de definirem estes critérios, o algoritmo que define onde aparecem os pokémons foi adaptado ao meio “onde pertencem”. Por exemplo, a probabilidade de apanhar um Psyduck – um pokémon aquático – é maior junto a um curso de água.

A equipa responsável pelo jogo tentou ter ainda em atenção a segurança do treinador que busca pokémons. A Niantic e a Google fizeram todos os possíveis por impedir que as criaturas apareçam em autoestradas ou em propriedades privadas. No entanto, esta premissa nem sempre se verifica, havendo vários relatos de pessoas que entraram em quintais para caçar Pokémons.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.