Este Animal é Incapaz de Morrer

Esta é a Turritopsis nutricula (vamos chamá-la de Tut). Para além de ser bonita, possui uma capacidade que muitos humanos desejariam: ela simplesmente não consegue morrer de causas naturais.

Não sendo imortal, é tão próxima da imortalidade quanto se pode ser. Ela só consegue morrer se for completamente destroçada, ou seja, se ninguém a destruir, ela viverá para sempre. A sua capacidade de regeneração é incrível.


Untitled-1

Como a maioria das medusas, a Turritopsis passa por dois estágios: a fase de pólipo, ou fase imatura, e a fase medusa, na qual pode se reproduzir de forma assexuada.

A expectativa de vida de uma medusa comum é de algumas horas (para as espécies pequenas) ou de alguns meses e, muito raramente, anos (para as maiores). Como é que a Tut, com apenas 5mm de comprimento, conseguiu dar a volta ao sistema?

Depois de chegar à sua fase matura e se reproduzir, consegue voltar à fase de pólipo. Algo verdadeiramente incrível e único no mundo animal. É uma autêntica fénix aquática.

Então porque é que os oceanos não estão repletos de medusas imortais? Bem, em primeiro lugar porque elas não se dão bem em todas as águas: originárias das caraíbas, são encontradas apenas em águas tropicais.

Para além disso, apesar de não morrerem de causas naturais, ficam muito vulneráveis na fase de pólipo e têm imensos predadores. O oceano é um ambiente temível onde a morte espreita por todos os lados. Duvidamos seriamente que haja por aí muita medusa idosa.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.