Usar Fio Dentário Afinal Pode não ter Grande Utilidade

Passar fio dentário para prevenir doenças nas gengivas, cáries, e eliminar a placa bacteriana. É uma das recomendações mais universais que ouvimos sempre que vamos ao dentista. Mas pode não ser bem assim.

As provas de que a passagem diária do fio dentário possa ajudar a prevenir doenças nas gengivas e cáries são muito poucas e fracas. Na verdade, até já nem é recomendado por alguns serviços de saúde internacionais.

Fio Dentário

Depois de já um especialista ter dito que passar fio dentário é um “desperdício de tempo”, agora uma investigação concluiu que o fio dentário pode não ser assim tão importante como alguns dentistas e as marcas destes produtos defendem.

A Associated Press (AP) pediu provas que justificassem a recomendação do uso de fio dentário ao Departamento de Saúde e Serviços Humanos e Agricultura norte-americano e que mostrassem as provas dos estudos.

Quando o regulador de saúde lançou as recomendações dietéticas deste ano, a recomendação para usar fio dentário tinha sido retirada, sem qualquer pré-aviso. Numa carta dirigida à AP, o governo admitiu que os benefícios de passar o fio dentário nunca foram investigados, conforme seria necessário.

A AP decidiu analisar a investigação mais rigorosa conduzida na última década, focando-se em 25 estudos que comparavam o uso da escova de dentes com a combinação da escova de dentes e fio dentário, concluiu que as provas para o uso fio dentário são “fracas e muito pouco fiáveis”, de “muito baixa” qualidade, e com “um potencial de desvio moderado a grande”, como reporta o New York Post.

Mas, apesar de poder não ser muito eficaz a remover a placa bacteriana os especialistas destacam que entre dentes que estão muito juntos, usar o fio dentário é essencial para remover possíveis vestígios de comida aqui armazenados – que se aí ficarem podem provocar cáries e inflamação nas gengivas.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.