Tens fome a toda a hora? Descobre porquê

Perder peso ou mesmo controlar não é algo que se consiga fazer apenas no ginásio. Na verdade é à mesa que está o trabalho mais importante, e por vezes mais difícil.

Mas se a fome apertar, torna-se muito mais difícil. O Mind Body Green destacou os sete problemas comuns que podem estar na origem do teu inesgotável apetite:

Dormir pouco e mal e ter altos níveis de stress desestabilizam os níveis de açúcar no sangue, afetando o teu humor e a capacidade de te sentires cheio e satisfeito.


Untitled-3

Comer demasiados alimentos e refeições processadas, também prejudica o equilíbrio do açúcar no sangue. Além de conterem muitos açúcares simples, também incluem químicos que afetam este equilíbrio.

Não comer proteína e gorduras saudáveis suficientes às refeições também não o ajuda a equilibrar os níveis de açúcar nem a sentires-te cheio e satisfeito. Aposta mais na proteína e nas gorduras saudáveis, pelo seu bem.

Fazer refeições com pouca fibra vegetal e com muito poucos hidratos. Esta fibra vai ajudar a desacelerar a absorção de açúcar pelo corpo, promovendo uma saciedade mais duradoura. Já os hidratos integrais promovem a produção de hormonas que além de equilibrarem os níveis de açúcar, prolongam a saciedade e eliminam a vontade de comer.

Não tomar o pequeno-almoço. Esta refeição ajuda a regular o metabolismo e os níveis de açúcar no sangue ao longo do dia. ‘Saltar’ esta refeição provoca vontade de comer incontrolável. Aliás, o ideal é fazer 5 refeições por dia. Para além do pequeno-almoço, almoço e jantar, um snack a meio da manhã e um lanche. Refeições menores, melhor distribuídas ao longo do dia, ajudam a evitar a fome.

E um desequilíbrio na flora intestinal também pode estar na origem do problema, visto que influencia o humor e a produção hormonal, podendo originar os desejos alimentares ou vontade de comer constante.

Caso tudo isto esteja controlado e mesmo assim a fome aperte, há alguns minerais, disponíveis através de suplementos, que podem ajudar bastante. Nomeadamente, o crómio é bastante eficaz e faz toda a diferença.

Untitled-2

PS – Se optares por comprar na Prozis, podes usar sempre o código ELEGANTE-10 para ter 10% de desconto direto no teu carrinho. Aproveita.

 

 


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.