Dormes sempre com os “pés de fora”? Sabe porquê

Já deste por ti a tapares-te completamente, porque até sentes frio, mas ao mesmo tempo a pores um pé de fora? Seja verão ou inverno, tens essa “mania” de dormir com os pés de fora? A ciência explica porquê.

Não te preocupes, não estás sozinho. Seja verão ou inverno, há inúmeras pessoas que fazem isto com frequência. Mas porquê?


Untitled-1

Há quem tema que isto significa que o seu organismo não está a regular bem a temperatura, mas pelo contrário. O Bustle explica que, de acordo com a ciência, esta é exactamente uma das formas que temos de regular a nossa temperatura corporal.

Além de não terem pelos (o que faz com que sejam mais sensíveis às mudanças de temperatura), os nossos pés têm estruturas vasculares especiais que fazem deles um ponto de saída do nosso calor corporal.

Portanto, quando queremos baixar um pouco a nossa temperatura corporal sem nos destaparmos completamente, expor nem que seja só um pé pode fazer toda a diferença.

De forma semelhante, se tens frio, calçar umas meias extra pode aquecer-te significativamente.

Um estudo da Faculdade de medicina da Universidade de Pittsburgh, Pensilvânia, também analisou porque que é dormir com um pé de fora ajuda tanto e aponta ainda outra possibilidade: dormimos melhor quando estamos com um pouco de frio, pois quando estamos a adormecer a nossa temperatura corporal diminui naturalmente.

Por isso esquece o ditado de que “acordar com os pés de fora” é uma coisa má. Pelo contrário, pode ser sinal de uma noite confortável e bem dormida.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.