Leite de barata pode ser benéfico para a saúde

Há quem as odeie, quem tenha medo delas e quem apenas sinta nojo ao ver uma barata. No entanto, estas admiráveis criaturas, para além da sua notória resiliência, podem esconder um segredo precioso.

 
Pelo menos é o que sugere um grupo de cientistas do Instituto de Biologia de Células Estaminais e Medicina Regenerativa (inStem) em Bangalore, na Índia.

Os cientistas desvendaram recentemente que a estrutura de cristal de proteína do leite encontrada nas entranhas de uma espécie de barata chamada Diploptera punctata poderá fornecer poderosos suplementos de proteína para os seres humanos, reporta a revista Times of India.

Hoje em dia anda tudo a consumir Whey, mas talvez amanhã o leite de barata seja “a cena”.


Untitled-2

A Diploptera Punctata vive ao longo da costa asiática do Pacífico.

A equipa descobriu que os seus cristais de leite são altamente calóricos e apenas um cristal contém mais de três vezes a energia da mesma quantidade de leite de vaca.

“Os cristais são como um alimento completo – têm proteínas, gorduras e açúcares”, explica Sanchari Banerjee, um dos principais autores do estudo, ao Times of India. “Se se olhar para as sequências de proteínas, [os cristais] têm todos os aminoácidos essenciais.”

Mas calma, ainda pode demorar algum tempo até se ver proteína de barata à venda, porque os cientistas destacam que ainda é preciso fazer muita investigação. Até porque ainda não se sabe se estes cristais são compatíveis com o nosso organismo.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.