9 Coisas que o Teu Corpo Faz Enquanto Dormes

É durante a noite, enquanto dormes descansado, que o teu corpo está em intenso trabalho de manutenção, e pode fazer coisas que nem imaginas.

1. Produz mais gases, e também é mais provável que os liberte. Enquanto dormes os músculos do teu esfíncter estão tão relaxados como o resto do seu corpo.

2. Espalha as tuas células de pele morta por todo o lado. As células da pele estão constantemente a renovar-se, mas este processo é especialmente rápido enquanto dormes.

3. Os teus músculos ficam paralizados. Quando cais num sono profundo (REM) os teus músculos ‘congelam’ fazendo com que não consigas mexer as pernas ou os braços. E ainda bem, porque senão ias mexer-te de acordo com o que estivesses a sonhar e isso podia ser periogoso.

Untitled-1

4. Os teus olhos produzem remelas. Esta substância amarelada que aparece nos pontos lacrimais e nos cantos dos olhos depois de uma noite de sono consiste numa mistura de muco, bactérias, sujidade, óleos e células mortas da pele.

5. As bactérias ‘apoderam-se’ da tua boca. Especialmente se dorme de boca aberta, não conseguirá produzir saliva suficiente para se livrar das bactérias, dando origem ao mau hálito matinal.

6. O teu corpo está a fazer um detox. Dormir é uma espécie de desintoxicação para o teu corpo todo, incluindo os seus órgãos que se dedicam à filtragem – como o fígado ou até os intestinos – que estarão a limpar o teu corpo enquanto dormes. Também é nesta fase que os músculos reparam micro-lesões decorrentes da actividade física. Por isso é tão fundamental dormir bem quando se faz desporto.

7. Baba-se. Enquanto dormes os teus músculos da boca também estão relaxados, fazendo com que não consigas conter tão bem a saliva como quando estás acordado, e por isso babas-te.

8. Acumula urina. Durante a noite os rins desaceleram, permitindo-te não ter de estar a ir várias vezes à casa de banho durante a noite, como fazes durante o dia. Por isso é normal ter muita urina quando se acorda.

9. Arruma as memórias. O sono é fundamental para o cérebro conseguir processar as memórias que criou ao longo do dia, seleccionando as que devem ficar para a memória de longo prazo e as que devem ser apagadas. Se não dormires o suficiente, a memória é das primeiras coisas a começar a falhar.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.