Ciência explica porque é que as Mulheres têm Ataques Inesperados de Ciumes

Um fenómeno que muitas vezes é difícil de explicar é o dos ciumes. Num dia ela pode ver-te a falar com uma colega e ficar na boa, na semana a seguir vê-te a falar com a mesma colega e fica passada de ciumes. Porque raio é que isto acontece? A ciência explica.

De acordo com um estudo publicado na revista Biology Letters o comportamento ciumento de uma mulher pode ter muito mais que ver com as suas hormonas do que com as suas inseguranças.


Untitled-6

Para este estudo os investigadores mostraram a 220 mulheres duas fotografias de uma mulher. Uma das fotografias tinha sido tirada quando a mulher estava a ovular e a outra quando esta não estava a ovular.

Os investigadores descobriram que as participantes que estavam no pico dos seus níveis de estrogénio (que acontece todos os meses logo antes de começar a ovular) tendiam a achar que a mulher da fotografia que estava a ovular parecia uma ‘ladra de namorados’ e era percebida como uma ameaça.

Demasiado Estrogénio

O culpado destes julgamentos? Todo o estrogénio que lhes corre nas veias durante esta fase do ciclo menstrual logo antes da ovulação.

Os investigadores explicam que a relação entre as hormonas e a resposta primitiva a considerar outra mulher como uma ameaça deve-se à competição.

A parte primitiva do cérebro simplesmente não gosta da ideia de ver outra mulher por perto quando estão biologicamente preparadas para se reproduzirem.

Nesta fase do mês, as cenas de ciumes atingem o pico. No entanto também há quem as faça com grande intensidade e frequência durante todo o mês e para essas este estudo não oferece explicação. Aí já é mais caso para psiquiatria 😛


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.