Porque é que alguns sons nos IRRITAM TANTO ?

Porque é que certos sons nos irritam? O som de alguém a mastigar faz-te impressão? Ou quando batem com o garfo nos dentes enquanto comem?

O barulho do teu colega do lado a teclar já te deixou com vontade de lhe partir o teclado na boca? Não estás sozinho.

Para algumas pessoas este tipo de barulhos são muito mais do que irritantes, sendo que provocam emoções fortes ou reações físicas como ansiedade ou uma raiva intensa.

Untitled-5

Isto porque sofrem de uma condição chamada misofonia – Síndrome de Sensibilidade Seletiva do Som – que é uma aversão ou sensibilidade a determinados sons.

Num recente vídeo do canal de YouTube SciShow explicam que apesar de esta condição ter sido descoberta bastante recentemente já há vários estudos a ser desenvolvidos. Para já sabe-se que apesar de os barulhos que provocam sensibilidade variarem de pessoa para pessoa, muitos deles parecem ser padrões de som repetitivos.

Em 2013 um estudo desenvolvido pela Universidade de Amesterdão que envolveu 42 pessoas que sofrem de misofonia descobriu que os sons que ativam esta condição estão relacionados com o corpo. Tal como mastigar, espirrar, respirar, engolir.

Mas outros pacientes dizem que a sua ansiedade é despoletada por barulhos do meio ambiente, como o tic-tac do relógio ou uma panela a ferver.

Em 2004 um estudo sugeriu que as pessoas que sofrem de misofonia podem ter demasiada comunicação em determinadas áreas dos seus cérebros.

A parte boa é que estas tendem a ser pessoas com uma criatividade acima da média. Por isso quando te estiveres a passar com algum ruído tenta lembrar-te de alguma solução criativa.. de preferência que não passe por partir o teclado nos dentes de ninguém.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.