DEIXAR DE FUMAR: Harvard Revela a Melhor Técnica

Ano após ano, fumadores prometem a si próprios e aos outros que vão deixar de fumar. Mas vão-se passando dias, semanas, meses.. e tudo vai ficando na mesma.

Deixar de fumar não é uma mudança fácil e muitas das tentativas resultam em desistências, seja pela má escolha da técnica de abandono, seja pela falta de auto-controlo.

É fácil arranjar desculpas para nós próprios, “agora não dá, porque tenho de estudar para os exames e ajuda-me a lidar com o stress”, “agora não dá porque estou de férias e todos os meus amigos fumam.. “. Faça sentido ou não, é fácil ir deixando tudo ficar na mesma.

Untitled-2

Embora surjam frequentemente novas teorias que se dizem eficazes na hora de deixar de fumar, há uma que se destaca… e que vem da Universidade de Harvard.

Com se pode ler na secção de saúde do site deste estabelecimento de ensino, não há nada melhor para deixar de fumar do que definir uma data. Não hoje, não amanhã, não esta semana, mas uma data que permita dar início a um processo gradual para deixar de fumar. E que tal 1 de setembro? SEM DESCULPAS.

De acordo com a universidade, num texto assinado pela médica Wynne Armand, pessoa deve escolher uma data relativamente próxima, partilhá-la com os seus amigos e familiares e marcá-la no calendário, de forma a ter sempre presente o dia em que deixará de fumar.

Mas é preciso mais: diz a especialista que a pessoa deve começar a praticar exercício desde o dia em que define uma data até ao dia em que deixará de usar cigarros, uma vez que o risco de ganhar peso é elevado.

Quando se traça uma data mas, a meio da jornada de luta, ainda não conseguiu resultados positivos, deve-se consultar um médico e procurar apoio especializado, podendo, neste caso, a solução passar por um apoio extra ou por alguma terapia complementar.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.