Porque Odiamos o Som da Nossa Voz ?

Estamos tão habituados a ouvir a nossa própria voz que já nem damos por ela. No entanto, quando a nossa voz é gravada e reproduzida é muito comum detestarmos o que ouvimos! Porque é que isso acontece?

Tendemos a odiar ouvir a nossa voz porque esta soa de uma forma diferente na nossa cabeça, em comparação com a que ouvimos quando gravamos a nossa voz. Além disso as pessoas tendem a mudar a voz de acordo com o ambiente em que estão.

O canal de YouTube AsapThought decidiu tentar perceber porque é que odiamos ouvir a nossa voz e ainda convidou algumas pessoas para fazer o ‘teste’.

No vídeo acima explicam que quando ouvimos uma voz exterior, ouvimo-la através dos ouvidos, por condução aérea, já quando ouvimos a nossa voz naturalmente, como esta vem de dentro de nós, ouvimo-la através de uma condução óssea – que se dá quando as nossas cordas vocais vibram.

Resultado, geralmente a nossa voz parece-nos muito mais baixa porque os ossos são mais eficazes a transmitir baixas frequências, ao contrário de quando ouvimos a nossa voz gravada.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.