Cinco dicas para proteger a casa nas férias

Deixar a casa vazia nas férias é algo que acarreta alguns riscos. Os ladrões sabem disso, mas os assaltos são apenas um dos vários perigos a ter em conta nesta época!

Além do aumento de assaltos neste período, grande parte das residências, por estarem sem os moradores, fica exposta a situações de risco, tais como fugas ou problemas elétricos.

Para evitar incidentes e contribuir para umas férias descansadas, eis cinco dicas para proteger a casa nesta época:

Untitled-2

Atenção ao gás. Certifica-te de que a válvula de gás está bloqueada para evitar fugas, prevenindo uma possível explosão;

Cuidado com a segurança. Testa as fechaduras e os trincos das portas. Se possível, instala reforços nas portas e não deixes as chaves escondidas na propriedade nem com terceiros, exceto se forem pessoas de extrema confiança (família, essencialmente). E, claro, liga o alarme se o tiveres.

Desliga os aparelhos eletrónicos. Para evitar o consumo excessivo de energia elétrica ou até mesmo possíveis danos nos equipamentos ou curtos circuitos.

Não comuniques a tua ausência a estranhos. Evita falar sobre a sua ausência durante as férias com pessoas estranhas. Caso aconteça, não partilhes detalhes como o local e período que estarás fora. Pede a um familiar para ir ver se está tudo bem pelo menos uma vez por semana. Isto é particularmente importante numa era das redes sociais em que toda a gente diz onde está a toda a hora. Os ladrões adoram as redes sociais!

Correspondência. Combina com um vizinho para que este receba a tua correspondência para esta não se acumular e dar a impressão de que a casa está vazia.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.